Seja bem-vindo(a) a Clínica Odontoquality

Florianópolis (48) 3223-3900 Tijucas (48) 3263-0001
Agende via WhatsApp

Odontologia 23 de outubro de 2021

18 perguntas e respostas sobre Ortodontia!

Conheça os benefícios do tratamento ortodôntico para a sua saúde!

18 perguntas e respostas sobre Ortodontia!

Você já sentiu dores ao falar, rir e comer? Os dentes desalinhados te incomodam na hora de sorrir?

A grande maioria dos clientes procuram as clínicas de odontologia devido aos dentes estarem mal alinhados, com espaços entre eles ou com dores nos maxilares que dificultam a mordida e a fala. No entanto, a Ortodontia vai muito além de um simples sorriso bonito: ela transforma toda a estrutura do rosto.

Atualmente, com tanta tecnologia a disposição, existem inúmeras desculpas na intenção de evitar ou adiar o tratamento por medo de sentir dor ou incômodos. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam os aparelhos ortodônticos e quais os motivos para se procurar um profissional especializado na área.

Por isso, nosso time de especialistas da Odontoquality respondeu 18 perguntas muito comuns sobre esse tema. Confira!

 

1- Qual é a função da Ortodontia?

A maioria das pessoas acredita que a Ortodontia serve apenas para corrigir os dentes desalinhados.

No entanto, ela é muito mais do que isso! Os tratamentos ortodônticos são responsáveis por melhorar também a fala, a mordida, a estrutura óssea facial e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Ortodontia

Um dentista precisa estudar mais alguns anos depois de formado para ser um ortodontista, que é um profissional treinado para aplicar várias técnicas de prevenção e correção do crescimento e posicionamento dos dentes. Além disso, ele também trabalha com a transformação da estrutura óssea da face para que o sorriso fique mais harmônico.

Os tratamentos ortodônticos proporcionam uma harmonia apropriada para o rosto e são fundamentais para prevenir problemas mais graves de saúde bucal, como dores ao rir e falar e a perda futura de dentes.

Agende em 2 minutos pelo Whatsapp

 

2- Qual a relação entre a beleza e as proporções da face?

Você sabia que além de serem indicados para correção de más-formações e posicionamento incorreto dos dentes, a estética da face é outra meta que pode ser alcançada com os aparelhos ortodônticos?

Os aparelhos são fundamentais para que as medidas estejam em uma proporção ideal e se equilibrem bem com o sorriso alinhado que será obtido como resultado final do tratamento.

Sim! É isso mesmo! Muitas vezes vemos pessoas especialmente bonitas e atraentes, com rostos que não passam despercebidos: o olhar atento do ortodontista imediatamente nos explicaria tal beleza. Em geral, o conceito de beleza está relacionado com medidas equivalentes entre os terços da face, entre as distâncias entre os olhos, entre tamanhos dos dentes, gengiva e lábios.

Ortodontia

 

Cinco situações em que a face pode ser modificada pela Ortodontia

1- Nariz e queixo muito grandes e lábios muito finos: para minimizar estas características os incisivos(dentes da frente) são inclinados para fora, dando a impressão de que o nariz e o queixo diminuíram de tamanho e os lábios ficaram mais volumosos.

2- Lábios muito grossos: os incisivos (dentes da frente) são inclinados para dentro, diminuindo a espessura dos lábios, deixando-os mais proporcionais à face.

3- Contração excessiva da musculatura para fechar a boca: pode ser contornada inclinando-se os incisivos (dentes da frente) para dentro, o que melhora também o perfil da face.

4- Gengivas muito aparentes nos sorrisos: com a inclinação para fora dos
dentes incisivos, diminui-se a quantidade de gengiva exposta.

5- Queixo muito projetado para frente: a causa pode ser uma mordida cruzada ou má oclusão, que ocorre se os dentes de cima e de baixo não se encaixam perfeitamente. Ambos os casos, quando corrigidos, levam o queixo para trás e deixam o perfil mais simétrico.

 

3- Quais são as 5 principais causas dos dentes tortos?

Os dentes tortos podem ter as seguintes origens:

1- Genética – O tamanho dos ossos maxilares e o tamanho dos dentes são influências familiares, resultando na falta de espaço e em dentes desalinhados.

2- Crescimento sem acompanhamento – Acontece quando não existe um acompanhamento realizado por um ortodontista durante a infância e, como consequência, há uma perda das proporções faciais ideais.

3- Agenesia – Ocorre quando não há o nascimento natural de alguns dentes. Por isso, há uma desarmonia na posição dos demais dentes da arcada

4- Respiração bucal – A respiração inadequada é responsável por quase 40% dos problemas de má formação e posicionamento dos dentes, sobretudo em pessoas que já possuem algum tipo de dificuldade ou doença respiratória (como rinite, alergias, adenóides aumentadas, etc).

5- Presença de hábitos inadequados na infância – Algumas atividades realizadas na infância podem ser responsáveis pelo desalinhamento dos dentes na adolescência e na idade adulta, como o uso de chupeta, colocar os dedos frequentemente na boca, mamadeira, ou até mesmo pela perda precoce de dentes de leite .

 

4- Quais os malefícios para a saúde causados pelos dentes desalinhados?

1- Problemas estéticos – É muito comum ouvirmos dizer que “o sorriso é o cartão de visitas”: esse ditado reflete o quão importante é, atualmente, ter um sorriso expressivo e harmônico. Por isso, o desalinhamento dos dentes afeta diretamente a aparência e a autoestima das pessoas.

2- Problemas na fala – É muito comum a dificuldade em falar ou pronunciar determinados sons corretamente estar relacionada com um mal posicionamento dos dentes ou com o cruzamento da mordida (quando a arcada superior não se encaixa com a inferior). Nesses casos, a estrutura óssea do maxilar e dos dentes compromete os movimentos naturais da língua, que vão afetar diretamente atividades naturais de respiração e fala. Assim, é importante ter um tratamento ortodôntico realizado em parceria com um fonoaudiólogo.

Ortodontia

3- Problemas na simetria da face – Conforme explicaremos adiante na pergunta 6, é importante acompanhar o crescimento facial do seu filho durante a infância.

4 – Problemas na formação da face quando se está em crescimento – É importante que os pais levem os filhos ao ortodontista desde os cinco anos de idade, para que se possa acompanhar o desenvolvimento da estrutura óssea da fase. Assim, é possível identificar possíveis problemas futuros de desalinhamento ou desarmonia e corrigí-los com mais facilidade, quando a criança ainda está em fase de desenvolvimento.

Para que estes problemas não atinjam a sua saúde bucal e nem o sorriso de quem você ama, o ideal é realizar uma avaliação com um profissional especialista em Ortodontia. Ele irá examinar a situação atual dos seus dentes e solicitar radiografias para estudar a estrutura óssea de suporte.

Com base no que ele encontrar, um plano de tratamento será personalizado para chegar aos objetivos almejados, ou seja, a obtenção de um sorriso bonito e com a função correta da arcada dentária.

 

5- Quais as vantagens do tratamento ortodôntico?

Mais do que apenas correções estéticas, o tratamento ortodôntico proporciona um aumento de qualidade de vida de quem o realiza com uma equipe especializada.

Descubra no vídeo abaixo como o tratamento odontológico da Consuelo possibilitou uma melhoria na qualidade de vida nela e na alegria ao sorrir, falar e comer! É só clicar no video abaixo para assistir 🙂

 

6- Quando as crianças podem começar a usar aparelho?

Segundo a Associação Americana de Ortodontistas, é recomendável que as visitas ao ortodontista iniciem aos sete anos. O tratamento na idade ideal, possibilita alcançar resultados que são inatingíveis quando a face e as arcadas dentárias já tenham terminado seu crescimento na idade adulta.

Um exame precoce possibilita determinar quando uma criança deve iniciar o tratamento, visando o menor espaço de tempo, com o melhor resultado possível.

Confira abaixo alguns sinais que servem de alertas para que os pais procurem por um acompanhamento ortodôntico para os filhos:

  • Os dentes da frente não se tocam (mordida aberta);
  • A arcada superior é muito estreita e fechada;
  • Se ocorreu perda precoce dos dentes de leite devido à cáries ou tombos;
  • Se os dentes superiores cobrem mais de um terço dos inferiores (mordida profunda);
  • O queixo está muito para a frente ou o inverso disto;
  • Caso a criança respire mais pela boca do que pelo nariz (o correto é a respiração nasal);
  • A criança dorme com a boca predominantemente aberta;
  • Se a criança apresenta olheiras profundas.

A primeira consulta da criança, em geral, será uma orientação sobre consequências dos hábitos nocivos, tais como: chupeta, morder lápis ou canetas, sugar os dedos e roer unhas.

Além disso, é preciso conhecer o histórico do desenvolvimento ósseo facial dos pais para que seja possível prever a possibilidade de problemas hereditários. A melhor fase para se iniciar o tratamento fixo na menina é quando ela está entre 9 a 12 anos e no menino de 10 a 13 anos. Neste período, é possível aproveitar o crescimento ósseo para obter melhores resultados nos tratamentos ortodônticos.

A idade ideal para esta consulta de avaliação da face e dos dentes é aos 7 anos, pois, se a posição dos dentes de leite for corrigida nesta época, acontecerá o correto posicionamento dos dentes permanentes, assim como o crescimento harmônico da face da criança, o que pode fazer muita diferença no futuro. –Dr. Claudinei, especialista em Ortodontia da Odontoquality

Agende em 2 minutos pelo Whatsapp

 

7- Já sou adulto: adianta usar aparelho?

Não existe idade para usar aparelho: crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar dos tratamentos da Ortodontia. O que existe são problemas que quando detectados, deveriam ser tratados o mais precoce possível, gerando melhores resultados no tratamento. Apesar de normalmente serem mais demorados e complexos do que os tratamentos realizados na infância, o uso de aparelho ortodôntico por adultos traz resultados incríveis que vão durar por toda a vida.

No caso do tratamento em adultos o planejamento exerce um papel ainda mais importante: deve ser realizado em detalhes e deve analisar o histórico de saúde bucal do paciente. Além disso, é importante definir os objetivos levando em consideração a estrutura bucal, o metabolismo celular e as particularidades de cada paciente

8- Qual aparelho devo utilizar?

Decidir pelo uso de aparelhos ortodônticos não é uma tarefa fácil: vontade de deixar a arcada dentária alinhada pode ser tão grande quanto a dúvida sobre por qual tratamento optar. A necessidade por tratamentos mais rápidos, menos indolores e mais discretos tem cada vez mais tem se tornado uma exigência, principalmente para os pacientes adultos.

Por isso, existem vários tipos de aparelhos disponíveis no mercado, entretanto, nem todos eles são recomendáveis para todos os casos tratados pela Ortodontia. Cada aparelho tem a sua função e a sua indicação específica, mas alguns apresentam limitações para casos mais complexos.

A Ortodontia moderna disponibiliza aparelhos fixos e móveis mas, antes de iniciar o processo, é importante saber os prós e contras de cada um para não se arrepender da decisão. Dependendo do caso, não será possível escolher o tipo a ser utilizado: o dentista fará uma avaliação para definir qual é o mais adequado para que os objetivos sejam alcançados no menor tempo possível.

 

Aparelho removível

Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente, e exigem atenção e compromisso de quem usa. Eles podem ser ortodônticos – que
realizam pequenas movimentações dentárias ou ortopédicos – utilizados na correção de alterações ósseas.

Utilizados com maior frequência em crianças e adolescentes, durante a fase de crescimento, inibem ou estimulam o desenvolvimento dos ossos, ou ainda direcionam uma tendência de crescimento desfavorável. Para que o tratamento seja mais eficiente, ele precisa ser usado pelo maior número de horas por dia.

 

Aparelho fixo

Os aparelhos fixos são usados para a correção de vários problemas relacionados à posição dos dentes e também da estrutura da face. São compostos por brackets que podem ser metálicos ou de porcelana. Com o uso do aparelho fixo, o alinhamento entre dentes superiores e inferiores se faz presente, restabelecendo o equilíbrio do sorriso.

 

Aparelho invisível

Considerados os tops de linha dos aparelhos ortodônticos, os aparelhos Invisalign são extremamente discretos, pela forma translúcida, e quase transparentes. São muito procurados pelos pacientes adultos. e trazem excelentes resultados.

9- O que é a ortopedia facial?

Muitos são os casos nos quais existem problemas de estética do face, por dificuldades enfrentadas durante o crescimento dos ossos maxilares (da face). São esses os casos que são tratados pela ortopedia facial. A Ortopedia Facial buscar estabelecer o crescimento da face, de forma harmônica e ideal para a idade. Ela visa estimular os centros de crescimento numa idade ideal.

É indicada na infância e adolescência pois nessa fase, ainda conseguimos remodelar ossos,
músculos, articulação Temporo-Mandibular (ATM), trazendo o equilíbrio entre essas estruturas, com mais conforto, simetria da face e alinhamento dental.

 

Fique muito alerta!

É muito importante que os pais acompanhem o crescimento de seus filhos fazendo consultas anuais a um ortodontista, pois muitos casos de problemas severos na formação são solucionados com a ortopedia. Embora se aconselhe iniciar as visitas aos 7 anos, se os pais notarem que a face está se tornando desproporcional, que os lábios não se fecham naturalmente, que a criança tem olheiras muito acentuadas (pode ser sinal de respiração bucal) ou algo que chame muito a atenção no rosto, estas visitas devem ser realizadas já aos 3 ou 4 anos de idade.

Na Odontoquality, temos históricos de casos de crianças com problemas severos na
face iniciando aos 4 anos. Elas iniciaram o acompanhamento com a ortopedia, depois usaram aparelho ortodôntico e hoje, já na adolescência, apresentam excelente padrão estético, com os pais extremamente felizes por terem percebido naquela época que algo que não ia bem com o crescimento da face de seu filho.

 

10- Por quanto tempo preciso usar o aparelho ortodôntico?

Para determinar o tempo de tratamento, é necessário avaliar o grau de severidade do problema e idade do paciente., Cada indivíduo apresenta uma resposta ao tratamento, de acordo com seu metabolismo individual, porém na média, os tratamentos em adultos ficam numa escala de 18 a 36 meses.

Já nos adolescentes, o tratamento costuma durar cerca de 24 meses. Nessa faixa etária, a principal dificuldade é o grau de colaboração e do cuidado com o aparelho, nem sempre presentes nessa idade.

 

11- Vou sentir dor?

O que é comum é sentir os dentes sensíveis ao toque e à mastigação durante os primeiros três dias após o atendimento, ou seja, após a manutenção ortodôntica. Nesse período, deve-se evitar alimentos duros ou crocantes, gerando menos desconforto na mastigação. Após esses dias, a sensibilidade tende a cessar, voltando a normalidade.

Ortodontia

 

12- Quais os cuidados de higiene necessários?

Há uma mudança significativa na higienização diária, especialmente para aqueles que precisarão utilizar aparelhos fixos. Isso acontece porque os brackets e aros utilizados dificultam o acesso total das cerdas da escova aos dentes e, consequentemente, prejudicam o uso comum do fio dental. Por isso, é preciso ter uma atenção especial à higiene para evitar que sejam desenvolvidas placas bacterianas, cáries e problemas na gengiva durante o tratamento ortodôntico.

 

13- Qual é a importância do planejamento?

O primeiro passo para ter sucesso num tratamento, é fazer um excelente planejamento ortodôntico. Nessa etapa são determinadas todas as estratégias para se chegar no objetivo final, que é atender as necessidades estéticas e funcionais do paciente. Sem um planejamento adequado, é como navegar no mar sem uma bússola, fica difícil saber para qual direção ir. Isso trará problemas futuros, muitas vezes de extrema dificuldade de resolução.

Por isso, pesquise sobre o profissional escolhido, suas qualificações e os testemunhos de quem já realizou tratamentos com ele. Em geral, os ortodontistas atenciosos e detalhistas são comprometidos com o resultado de excelência final do tratamento.

Agende em 2 minutos pelo Whatsapp

14- É necessário realizar a extração de dentes?

A primeira escolha do profissional nunca é a extração de dentes, na intenção de obter\ espaço para o correto alinhamento dos dentes. Entretanto, em alguns casos, torna-se necessário, principalmente nos casos nos quais a arcada é muito pequena e falta espaço para que o alinhamento da mordida seja realizado. Por isso, é preciso fazer uma detalhada avaliação clínica com o auxílio de radiografias para determinar a melhor solução disponível.

 

15- Meu amigo já usou aparelho 3 vezes. Isso também pode acontecer comigo?

Durante o tratamento ortodôntico, os dentes são reposicionados dentro da estrutura óssea do paciente. Por isso, o retorno dos dentes à posição original é bastante frequente e essas forças naturais que desestabilizam a beleza do sorriso devem ser monitoradas pelo ortodontista.Se o acompanhamento pós-tratamento for feito corretamente e se o paciente utilizar a contenção adequada durante o período recomendado, não será necessário usar o aparelho ortodôntico novamente no futuro. Tudo dependerá de ter um ortodontista de confiança para dar uma orientação de qualidade e da colaboração do paciente para o sucesso duradouro dos resultados atingidos.

 

16- Uso aparelho há mais de 4 anos. Isso é normal?

A média de tempo dos tratamentos ortodônticos é 36 meses, mas dependendo da gravidade do problema e do metabolismo individual do paciente, esse tempo poderá ser ampliado. Lembrando que, se você estiver procedendo o tratamento com um profissional qualificado, ele só irá exceder o tempo se realmente for necessário, com o intuito de chegar nos objetivos definidos no início do tratamento. Nesses casos, é de boa prática que o dentista explique quais dificuldades está enfrentando e qual estratégia será utilizada para reduzir o tempo de tratamento.

O que também precisa se levar em conta é que o tratamento seja realmente ininterrupto, pois, se o paciente faltar às consultas mensais agendadas, com certeza isso irá acarretar aumento no prazo previsto para a conclusão do tratamento.

 

17- Porque, depois do fim do tratamento, vou precisar usar uma contenção?

Além do tratamento em si, uma das grandes responsáveis pela manutenção do sucesso de uma solução ortodôntica é a contenção utilizada depois da retirada do aparelho. Ela é essencial para a maioria dos pacientes, especialmente para aqueles cuja arcada dentária passou por transformações significativas. Como o próprio nome já diz, a contenção tem como principal objetivo manter os dentes na nova posição, evitando que eles retornem para o estado inicial do tratamento. O material utilizado para a contenção móvel é acrílico e para a barra fixa, chamada de higiênica, pelo seu formato sinuoso (possibilidade de passar o fio dental), de aço inoxidável.

Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Se o tratamento durou de 24 a 36 meses, deve-se então utilizar a contenção por 4 a 6 anos. Esse período vai variar de acordo com a complexidade do caso tratado e precisará ser indicado pelo dentista responsável pelo tratamento. Porém, na prática, o ideal seria não remover, nem deixar de usar nenhum deles, por um tempo indefinido.

Agende em 2 minutos pelo Whatsapp

 

18- Fiz uma avaliação ortodôntica e o profissional me informou que para corrigir o meu problema será preciso realizar uma cirurgia. Isso é realmente necessário?

Existem casos nos quais a Ortodontia somente não é suficiente para a correta correção dentária: isso acontece numa pequena parcela dos tratamentos. Com o avanço das técnicas e as avaliações sendo realizadas mais cedo nas crianças, a necessidade de intervenção cirúrgica cai a cada ano. No entanto, em casos de grande deficiência óssea (maxilar e/ou mandibular), o aparelho ortodôntico necessita ser complementado pela cirurgia ortognática.

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial grande ou severa, que pode ser mais do que um problema estético. Em geral, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxila, queixo, nariz ou maçã do rosto.

A assimetria facial normalmente começa durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, comprometendo a harmonia e a beleza do rosto. Por isso, nossa equipe de Ortodontia da Odontoquality orienta fazer uma avaliação dos seus filhos o mais cedo possível, para amenizar a incidência de cirurgia na fase adulta.

Além da questão estética, essa alteração causa outros problemas que afetam a saúde e o bem estar dos pacientes. A cirurgia ortognática pode prevenir problemas como:

  • Retração da gengiva;
  • Desgaste na articulação temporomandibular (ATM);
  • Artrose da articulação temporomandibular (ATM).

A melhora na questão estética e funcional desses casos é indiscutível. A autoestima do paciente melhora significativamente, melhorando suas relações sociais e afetivas.

É importantíssimo buscar profissionais qualificados para um correto diagnóstico do caso, bem como um planejamento adequado. O ortodontista é quem fará o diagnóstico do caso e o posterior encaminhamento ao cirurgião buco-maxilofacial (profissional apto para fazer esse tipo de cirurgia).

Conclusão

Nos últimos 20 anos, a Ortodontia passou por inúmeros avanços científicos que permitiram trazer aos pacientes tratamentos mais rápidos, eficientes e com menos dor/incômodo. Assim, o sonho de ter um sorriso alinhado e iluminado é a cada dia mais real para milhares de pessoas, inclusive para quem já está na idade adulta e tem a estrutura óssea da face já consolidada.

Além disso, os tratamentos possuem uma importante função em prevenir problemas maiores no futuro, como a perda dos dentes e as dores na mordida. No caso das crianças, a Ortodontia possibilita um acompanhamento do crescimento facial para que dificuldades na fala e alterações significativas na harmonia da face sejam corrigidas antes mesmo da entrada na adolescência.

Por isso, não se esqueça de procurar um ortodontista e realizar a sua avaliação inicial 🙂 Assim, ele poderá te indicar as melhores soluções para o seu caso e será o seu melhor amigo na busca por um sorriso mais iluminado e saudável.

 

 

Que tal realizar uma avaliação inicial?

Aqui na Odontoquality, nós temos uma equipe especializada em ortodontia! Que tal fazer uma avaliação inicial e conversar pessoalmente sobre os seus dentes? Você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Agende em 2 minutos pelo Whatsapp

 

Dentista em Tijucas e Florianópolis

Conheça os tratamentos realizados pela Odontoquality:

  • Implantes e próteses dentárias;
  • Ortodontia para adultos e crianças;
  • Odontopediatria;
  • Estética: Clareamento dental, lentes de contato dentais e restaurações;
  • Periodontia e endodontia;
  • Harmonização facial e aplicação de botox;
  • Clínica geral.

Conheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Somos uma empresa certificada internacionalmente pela GPTW. Em mais de 20 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.

Descubra mais dicas sobre saúde bucal!

Assine nossa newsletter!

Não preencher:

Agência - Marketing Digital