Seja bem-vindo(a) a Clínica Odontoquality

Florianópolis (48) 3223-3900 Tijucas (48) 3263-0001
Agende via WhatsApp

Clareamento Dental 28 de julho de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre Odontologia Estética

Saiba como você pode recuperar o brilho dos seus dentes e rejuvenescer o seu sorriso!

Tudo o que você precisa saber sobre Odontologia Estética

Você provavelmente já ouviu essa frase muitas vezes: a sua aparência é o seu cartão de visita. Na busca de manter a boa imagem, inclusive, você já pode ter pensado em recorrer à medicina estética. Com o passar dos anos, os dentes começam a demonstrar sinais físicos e estéticos de envelhecimento que são refletidos no seu sorriso.

Quem nunca sentiu receio de sorrir devido aos dentes amarelados, escurecidos e manchados?

Em uma época em que tanta gente se preocupa com o rejuvenescimento facial e corporal, a grande maioria das pessoas ainda ignora que parte da aparência jovem de um rosto está ligada ao aspecto, ao tamanho e à cor dos dentes. No entanto, quando os dentes estão no tom e tamanho adequado para o seu biotipo, o resultado é um sorriso belo e harmônico e o aumento da confiança na hora de rir, falar e comer.

Muito mais do que apenas estética, os tratamentos também são essenciais para manter a saúde dos seus dentes em dia e evitar problemas dentários no futuro, como restaurações mal feitas, quebra, inflamações crônicas nas gengivas, dores causadas pela arcada desalinhada e até perda de dentes.

Por isso, nós conversamos com o Dr. Dax Dalton Bittencourt, responsável pela área de Odontologia Estética da Odontoquality para tirar as principais dúvidas sobre o assunto neste post exclusivo. Nele, apresentamos quatro opções de tratamentos não invasivos: clareamento, tratamentos em resina, lentes de contato e procedimentos com cerâmica. Boa leitura!

Conheça a história da Daniela com a Odontologia Estética

Entenda com o vídeo abaixo porque combinar o Clareamento Dental com outros tratamentos estéticos pode ser a melhor solução para um sorriso mais iluminado e harmônico. É só clicar para assistir 🙂

 

Sinais de envelhecimento do sorriso

A má formação das arcadas dentárias, a ação de corantes, nicotina, má higiene bucal, desgaste de próteses e restaurações são os problemas mais comuns, que afetam a beleza de um sorriso. Aí entra a Odontologia Estética, buscando trazer ao paciente a satisfação com seu próprio sorriso.

Em se tratando de estética, os dentes escuros, amarelados ou manchados são assunto obrigatório. Eles (não há como negar) envelhecem qualquer sorriso e muitas vezes deixam a impressão de desleixo ou até falta de higiene. Para estes casos, as alternativas variam= entre o clareamento dentário ou a colocação de facetas laminadas (em resina ou em porcelana).

Com o avanço da Odontologia moderna, os tratamentos estéticos se tornaram procedimentos muito mais seguros e acessíveis aos pacientes. Existem diversas possibilidades disponíveis, de acordo com todos os orçamentos e objetivos pessoais de cada um. Assim, é perfeitamente viável sair rejuvenescido do dentista, recuperando a funcionalidade, a beleza e a saúde dos dentes.

 

Principais de envelhecimento do sorriso:

  • Dentes amarelados ou escurecidos;
  • Retração gengival;
  • Desgastes dentais;
  • Dentes lascados;
  • Dentes curtos, que não aparecem ao sorrir;
  • Trincas no esmalte;
  • Dentes com restaurações escuras;
  • Perda de dentes;
  • Inflamações na gengiva.

 

Motivos pelos quais os dentes ficam escurecidos:

  • A respiração pela boca a deixa desidratada, tornando o esmalte do dente mais poroso e suscetível ao amarelamento.
  • Quedas e batidas podem provocar hemorragias internas nos dentes e, conseqüentemente, manchas.
  • O esmalte pode ser amarelado devido aos corantes de alimentos e bebidas como chocolate, café, chá e refrigerantes.
  • Com o aumento da idade, há uma redução do cálcio nos dentes e consequentes alterações na cor.
  • Pelo excesso de antibióticos que são geralmente usados para combater infecções bacterianas na infância.
  • Doenças como sarampo, varicela, escarlatina e febre reumática.
  • Acúmulo de placas bacterianas.
  • Tratamentos de canal que apresentaram complicações.
  • Nicotina do cigarro.

 

Clareamento dental

O que é?

Você já deve ter ouvido falar do clareamento, um dos tratamentos mais comuns e requisitados nas clínicas odontológicas. Ele é considerado o procedimento estético mais simples, ou seja, o que menos afeta o formato ou a composição do seu dente. Por isso, a indicação é que ele seja realizado principalmente em quem tem a forma harmônica da arcada dentária e um histórico de poucos procedimentos dentários (como restaurações ou tratamentos de canal).

Para chegar à cor desejada, é preciso aplicar um gel clareador por alguns dias. Os resultados são fantásticos: é possível clarear até os dentes mais amarelados e chegar ao tom que vai iluminar o seu sorriso e se equilibrar bem com o rosto.

odontologia estética

Ao contrário do que muitos acreditam, o clareamento não estraga ou retira o esmalte natural dos dentes. O dente tem uma superfície porosa e é por ela que o gel clareador vai entrar e remover as partículas de carbono existentes (responsáveis pela cor amarelada). Por serem porosos, a recomendação é realizar uma manutenção do clareamento a cada 2 ou 3 anos, pois os dentes vão absorvendo pigmentos ao longo do tempo. Este tempo sempre irá depender da frequência com a qual você ingere alimentos e bebidas com alto poder de pigmentação.

 

Como é feito?

O dentista irá analisar as condições dos dentes e marcar, dentro da escala de coloração, qual é o tom atual e qual é a cor que você deseja que seu sorriso atinja. Após essa avaliação inicial, será realizado um molde da arcada. Com o molde, será construído uma moldeira, onde será possível aplicar o gel clareador e encaixar na arcada por 4 horas diárias durante 2 a 4 semanas.

É importante frisar que cada pessoa tem sua cor natural e o clareamento trará a possibilidade de recuperá-la No entanto, não é possível atingir uma cor mais branca que a cor original: neste caso, isso só seria possível com o uso das lentes de contato, tratamentos em resina ou em cerâmica (dependendo de cada caso específico).

 

O clareamento aumenta a sensibilidade dos dentes?

É muito comum ouvir também que os dentes ficam mais sensíveis durante o clareamento.

A sensibilidade é aguçada quando a quantidade de gel utilizada no tratamento é muito maior do que o necessário. A recomendação é que a aplicação do produto fique somente na moldeira em contato com o dente, e não entre em contato com a gengiva. Por isso, é importante realizar o procedimento com um profissional qualificado e especialista em Odontologia Estética.

 

Quem não pode fazer o clareamento dental (contra- indicações)?

  • Gestantes
  • Pacientes com hipersensibilidade dentária (mas que pode ser tratada previamente)
  • Pacientes com recessão gengival exposta
  • Pacientes especiais
  • Fumantes
  • Pacientes alérgicos a quaisquer das substâncias químicas presentes no clareador
  • Pacientes com lesões em tecidos moles da mucosa bucal
  • Pacientes com histórico de lesões malignas

 

Tratamentos em resina

O que é?

Para quem tem o desejo de modificar a forma da arcada dentária, preencher lacunas, reduzir espaços entre os dentes ou aumentar o tamanho deles, o tratamento em resina composta é um dos mais eficientes. Também é indicado para pequenas restaurações, como por exemplo, dentes quebrados, lascados ou até mesmo obturações, este tratamento conseguirá reconstruir a estrutura perdida do dente. Sua durabilidade é, em geral, de 8 anos a 10 anos.

A resina é um tipo de esmalte artificial, material mais plástico que, quando aplicado aos dentes, transmite naturalidade ao sorriso. O tratamento pode ser realizado tanto em dentes mais debilitados quanto nos mais saudáveis. No entanto, há uma precaução nos casos nos quais não há um encaixe perfeito entre as arcadas superior e inferior: neste caso, será necessário realizar um tratamento com o ortodontista.

É muito comum, por exemplo, os dentistas indicarem esse tipo de procedimento após o tratamento de canal ou com antibióticos fortes, pois eles costumam deixar manchas amareladas nos dentes.

Por ser um material mais plástico, os dentes preenchidos com resina necessitam da mesma atenção que devemos ter com os dentes naturais com os hábitos de higiene bucal. Por isso, não descuide da sua escovação diária, do uso de fio dental e das visitas periódicas de manutenção e limpeza ao dentista!

 

Como é feito?

A sequência do tratamento varia de acordo com a situação específica de cada pessoa. Há quem deseja somente preencher os dentes, assim como há aquelas que necessitam reconstruí-los ou alinhá-los. Na maioria dos casos, antes do tratamento, é preciso fazer um clareamento dental para que o tom do dente não destoe com o da resina.

 

Tratamento em cerâmica

O que é?

Sua arcada dentária está debilitada? Considerado um dos tratamentos mais eficientes em estética dental, a cerâmica pode realizar a reconstrução das arcadas em um tratamento simples, seguro e moderno. Com ela, são possíveis transformações completas, onde o resultado é um sorriso belo, claro e harmonioso.

Por ser feita com material vítreo, a cerâmica permite um melhor aperfeiçoamento dos detalhes comparado à resina. Outra diferença é que os tratamentos em resina são feitos artesanalmente pelo dentista e os de cerâmica são realizados por um laboratório protético, que produz as partes do dente ou até uma coroa inteira do dente com aparelhos de alta precisão. Além disso, sua durabilidade é muito maior. É indicado para quem:

1- Quer melhorar a forma dos dentes;

2- Quer corrigir um desalinhamento leve (se a intervenção ortodôntica não for recomendada);

3- Precisa reconstruir a arcada dentária e realizar pequenos ajustes.

 

Como é feito?

Antes do início de qualquer procedimento, é necessário analisar a sua saúde bucal: é importante que não existam cáries ou placas bacterianas. Por isso, muitas vezes, o dentista recomenda que seja feita uma limpeza no consultório antes da colocação da resina. Um molde do sorriso atual será realizado para a construção de um modelo. Assim, você poderá visualizar como os dentes ficarão no resultado final.

 

Lentes de contato dentais

O que é?

Muita gente já ouviu falar das lentes de contato, uma novidade da Odontologia que tem agradado cada vez mais pessoas nos últimos anos. O tratamento possui este nome, porque elas são lâminas extremamente finas (uma referência às lentes utilizadas nos olhos). Com espessuras que variam de 0,2mm a 1,2mm, a lente é fixada diretamente sobre a superfície do dente.

O uso das lentes de contato é indicado para:

1- Alinhar a posição dos dentes com o rosto

2- Melhorar a simetria entre os dentes e a face

3- Clarear os dentes para além do seu tom natural

4- Corrigir o sorriso gengival

 

Como é feito o tratamento?

As lentes de contato são confeccionadas em um laboratório especializado a partir de um modelo obtido em consultório pelo dentista. Muitas vezes, costuma-se fazer estudos provisórios para que você consiga compreender e visualizar o resultado final. A durabilidade é estimada em até 10 anos após aplicação, desde que sejam seguidos todos os cuidados após o tratamento, como idas periódicas ao dentista para realizar a manutenção.

É importante ressaltar que não há uma alteração significativa nos hábitos de higienização com o uso das lentes de contato. Você deverá usar a escova de dente e o fio dental normalmente, além de ir ao dentista a cada seis meses para fazer a avaliação periódica. Nenhum tipo de alimento é proibido para quem usa lentes de contato
dentais, mas deve-se cuidar com alimentos muito duros como coco in-natura, amêndoas e sementes. As únicas restrições são para hábitos incomuns: roer a unha, pontas de canetas e quebrar gelo são atitudes capazes de quebrar os dentes naturais de qualquer um e da mesma forma as lentes.

 

Contra-indicações dos tratamentos

Todos os tratamentos aqui explicados não são recomendados para crianças e adolescentes com idade até 18 anos. Até esta idade, a arcada e a dentição ainda estão em formação, e a aplicação desses materiais poderia atrapalhar o desenvolvimento da arcada dentária e da mordida. Quem sofre de bruxismo (hábito de ranger os dentes) também passará por algumas restrições nestes tratamentos.

Além disso, em geral, bebidas como coca-cola ou café podem transferir seus pigmentos tanto para os dentes naturais, como para as resinas utilizadas. Já os materiais com os quais se confeccionam as lentes e os tratamentos em cerâmica não sofrem com a pigmentação dos alimentos, pois eles não são porosos como os dentes naturais e as resinas. Por isso, elas podem tirar a harmonia na cor do sorriso com o passar do tempo

O grande vilão para a saúde bucal, responsável pelo amarelamento dos dentes em qualquer tratamento, é o cigarro. Aqui, a palavra do dentista é para que não haja mais consumo de tabaco quando se faz estes tratamentos estéticos Ao parar de fumar, há um ganho não apenas para a beleza dos dentes, mas também para a saúde respiratória geral do paciente.

 

Conclusão

Cada tratamento estético possui uma recomendação diferente, de acordo com o perfil de cada pessoa e com os objetivos que você deseja alcançar para a estética dos seus dentes. Por isso, é recomendável que o profissional de odontologia faça uma avaliação completa e crie um planejamento do que será realizado ao longo do tratamento, respeitando as contra-indicações existentes. Assim, o resultado será um sorriso bonito e agradável que lhe permitirá rir e falar com mais autoconfiança e alegria.

 

Conheça o Dr. Dax Bittencourt (CRO 4806)

Dr. Dax Dalton Bittencourt tem mais de 20 anos de experiência na Odontologia, é especialista em Dentística Restauradora (UFSC) em próteses dentárias (IPENO).

Realizou também cursos avançados em estética (ILAPEO e IPPO), com habilitação para a realização de tratamentos de lentes de contato dentais (IOA). Além disso, é Mestre em Odontologia pela UNOESC e professor na instituição.

 

Dentista em Tijucas e Florianópolis

Conheça os tratamentos realizados pela Odontoquality:

  • Implantes e próteses dentárias;
  • Ortodontia para adultos e crianças;
  • Odontopediatria;
  • Estética: Clareamento dental, lentes de contato dentais e restaurações;
  • Periodontia e endodontia;
  • Harmonização facial e aplicação de botox;
  • Clínica geral.

Conheça a Odontoquality em Tijucas e em Florianópolis

A Odontoquality tem como missão transformar sorrisos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a Odontologia. Somos uma empresa certificada internacionalmente pela GPTW. Em mais de 20 anos de atuação, nos transformamos em uma das mais reconhecidas clínicas odontológicas do Estado de Santa Catarina. Nesse período, foram mais de 30 mil sorrisos atendidos por nossos profissionais nas nossas unidades em Tijucas e em Florianópolis.

 

Descubra mais dicas sobre saúde bucal!

Assine nossa newsletter!

Não preencher:

Agência - Marketing Digital